quarta-feira, 9 de julho de 2014

Distribuição e comercialização de software - SaaS - O que é?

Surgimento do SaaS



O avanço dos meios de comunicação, principalmente o da internet, permitiu progresso em diversas áreas, com essa expansão as empresas tinham necessidades novas que precisavam ser supridas, não com produtos, mas sim com serviços. O final do século XX foi marcado por um evento tão extraordinário que mudou culturas, moldou a nova realidade e definiu novos parâmetros para o sucesso: a consolidação do toyotismo.



O novo sistema de produção ajudou para ascensão do setor terciário, as indústrias necessitavam de mão de obra mais qualificada e serviços melhores executados se alvejasse praticar o just in time¹, o que levou a contratação de empresas terceirizadas. Esse mesmo conceito foi disseminado na computação, a ideia de desenvolver o próprio software como um produto não parecia atender todos os públicos e com o desenvolvimento da computação em nuvem surgiu o SaaS.

O que é SaaS?



SaaS, é uma sigla em inglês que significa Software como um serviço que é o termo utilizado para descrever os aplicativos onde os consumidores o utilizam através a internet. Os aplicativos SaaS possuem grandes vantagens comparados aos aplicativos convencionais, tanto que o Microsoft aderiu a esse sistema disponibilizando o Office Online para usuários do Outlook. Esse tipo de software é hospedado na nuvem e podem ser acessado através de qualquer dispositivo com acesso à internet que possua certos requerimentos para que as aplicações possam rodar sem problemas, mas que não exige altos investimentos em hardware, uma vez que o processamento e armazenamento não acontece no computador cliente.

As empresas em ascensão e usuários corporativos são o foco desse tipo de serviço que é altamente portátil e personalizável, porque sua taxa de investimento é pequeno e seu acesso é fácil e prático. Outra denominação utilizada é o termo é software-sob-demanda

Referências:
SaaS

Nenhum comentário:

Postar um comentário