O sistema operacional MS-DOS, introduzido no inicio da década de 80, utiliza uma interface com o usuário de linha de comando. Quando o computador que usa o MS-DOS (frequentemente chamado de DOS, que rima com "boss",palavra inglesa que significa "chefe") é iniciado, a tela se apresenta vazia, exceto pelos caracteres C:\> que aparecem no canto superior esquerdo.
O C:\ refere-se à unidade de disco; o > é o prompt, um símbolo que indica que o sistema está esperado alguma instrução. Nesse ponto, você precisa dar alguma instrução ou comando ao sistema operacional. Embora o prompt seja o único resultado visível da inicialização do sistema, o DOS também oferece o software básico que coordena os componentes de hardware do computador e um conjunto de programas que permitem executar as muitas tarefas essenciais de computação.
Para executar determinado programa do DOS, é necessário digitar um comando, um nome que chama um programa específico do DOS.
Algumas das tarefas mais comuns que você pode realizar com comandos do DOS são relacionar os arquivos de um disco, copiar arquivos de um disco para outro e apagar arquivos de um disco. Os comandos do DOS não são tao fáceis de lembrar.
As interfaces de linha de comando, por não serem consideradas muito amigáveis, foram amplamente substituídas pelas GUI's (Interfaces gráficas) . Entretanto, você ainda pode executar comandos do DOS de dentro do Windows, que é o sistema operacional com GUI da Microsoft.
Nenhum comentário:
Postar um comentário