Compiladores
x Interpretadores em números
Aqui vai uma comparação entre linguagens compiladas, interpretadas e as jit (just-in-time compilation, se você não viu está explicado em posts anteriores), a primeira metade mostra a resolução de 1000 problemas de sudoku e a outra metade o desempenho da multiplicação de duas matrizes 1000x1000.
Como pode ser observado as linguagens compiladas (em vermelho) (Especialmente C) levam vantagem em relação às interpretadas (em preto) e just-in-time (em azul), isso mostra como dito nos posts anteriores que o interpretador leva muito mais tempo que o código compilado, enquanto as linguagens jit levam certa desvantagem em relação às compiladas, mas elas ainda ganham por muito das puramente interpretadas. No fim do benchmark é possível observar que C ganha por ligeira vantagem enquanto Ruby terminou com os piores tempos.
Levando em consideração que esses dados são 2011 não pode-se afirmar que o benchmark continuaria o mesmo, mas é vísível quem em certas tarefas linguagens compiladas ganham em desempenho das interpretadas. Obrigado pela leitura, dúvidas ? Comente abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário