quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Distribuição e comercialização de software - SaaS - Vantagens e Desvantagens

O SaaS segue o molde ASP¹, geralmente os aplicativos funcionam hibridamente, uma parte pela internet e a outra instalada na sua máquina, e são comercializados através de assinaturas. Com essas características, o SaaS é frequentemente confundido com as redes sociais e serviços de stream,
o que pode soar equivocado para alguns, porque de uma certa maneira eles não estão comercializando softwares e sim mídias (textos, áudio, vídeo).

Vantagens

1. Geralmente o SaaS é alugado, o que diminui o custo de investimento inicial.
2. Não necessita altos investimentos em hardware, todo processamento e armazenamento acontecem em servidores.
3. Portabilidade, seu software está disponível em qualquer dispositivo compatível, não sendo necessário a compra de novas licenças.
4. Use imediatamente, não é necessária instalação e as atualizações são automáticas.
5. Alta compatibilidade com diversos dispositivos.
6. Os aplicativos são customizáveis.
7. Permitem o White-label².

Desvantagens

1. Geralmente o SaaS é alugado, o que aumenta o custo do investimento à longo prazo.
2. Dependente da conexão com a internet.

Observação: As vantagens e desvantagens podem variar dependendo do usuário e do software.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
¹ Application Service Providers - para mais informações leia a postagem " Distribuição e comercialização de software - APS".

² Geralmente para expandir a marca as empresas entram em ramos diversificados, o problema dessa expansão é que muitas vezes a empresa não tem fundos ou não pretende se arriscar investindo em maquinários para a produção de um produto não convencional, por isso elas recorrem ao White-Label (que significa Rótulo branco), que consiste em uma empresa especializada no ramo produzir um produto ou serviço com a finalidade de disponibiliza-lo para outra empresa possa colocar sua marca e revender, por isso o termo “Rótulo Branco”. O exemplo mais comum de observar são os supermercados que vendem produtos com a sua marca.

Observação: Não confundir com terceirização ou distribuição, nesses dois casos apesar de inserido o nome da empresa que revende ou contrata, ainda permanece a marca da produtora (o que não ocorre no White-label).
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Referências:
http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/aa905332.aspx
http://www8.hp.com/br/pt/software-solutions/software.html?compURI=1224674#.U_XdvZUg97g
http://www.ondaempresas.com.br/servicos/datacenter/saas/
https://www.asaas.com/blog/software-como-servico-como-tudo-comecou/

Nenhum comentário:

Postar um comentário