sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Distribuição e comercialização de software - APS


APS é uma sigla utilizada para descrever empresas de TI contratadas para oferecer seus serviços diretamente para o usuário final, o principal objetivo deste contrato é diminuir despesas com a compra de softwares e implementação de sistemas.
Um ótimo exemplo de APS é a PayPal, ela oferece um serviço de pagamentos pela internet, ela faz uma ligação entre o usuário consumidor e a empresa que está comercializando algum produto.


A sigla que significa Application Service Providers (Provedores de Aplicativos) nomeava uma classe de empresas emergente na década de 70, onde surgiam os primeiros startups¹, e o principal motivo do nascimento dessas empresas era a necessidade de criação e manutenção de softwares específicos para outras empresas que investiam nos primeiros computadores. Na época os softwares vendidos não eram versáteis, intuitivos e acessíveis. Com o avanço da internet, ficava claro que certos serviços eram fundamentais para facilitar o acesso de usuários à empresa, adotando como solução contratar empresas para intermediar esse acesso através a internet.

Atualmente esse termo está em desuso por causa da ascensão do SaaS.

-------------------------------------------------------------------------------------------
¹ Para mais informações leia a postagem "Distribuição e comercialização de software - Startup".
Referencias:
http://www.questia.com/magazine/1G1-63975177/application-service-providers#/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário